O Perfil do aluno aspirante a Psicólogo
Como a psicologia é uma área é ligada a humanas e a interação com outros indivíduos é sempre necessária, o futuro psicólogo deve capacidade em comunicação, ter um equilíbrio emocional diferenciado para poder interpretar as necessidades alheias, ter uma capacidade de observação aguçada, além de possui um interesse sincero pelos problemas humanos, para que possa auxiliar seus pacientes sempre de forma sábia.
Características sobre o Curso de Psicologia
Uma das características fundamentais do curso de psicologia, é a necessidade de não haver limitação de aprendizagem somente nas salas de aula. É de suma importância a participação em diversas áreas relacionadas.É também interessante participar de projetos de pesquisa durante o período de graduação em psicologia, para aprimorar os conhecimentos, além de participar de estágios em empresas além de cursos de extensão, para que o futuro profissional tenha maior segurança ao escolher o tipo de atividade que gostaria de dar continuidade após formado. Desta forma, o futuro profissional de psicologia, terá uma base estruturada para exercer seus conhecimentos sabiamente.
Mercado de Trabalho em Psicologia
Uma tendência atual do mercado de psicologia é o serviço público, graças ao grande reconhecimento da profissão em diferentes setores da sociedade. Desta forma, as oportunidades no serviço público são bem favoráveis ao profissional de psicologia, que exerce um trabalho diferenciado de apoio junto as equipes de saúde.Há também grandes oportunidades em multinacionais e empresas de consultoria, desta forma no aspecto de psicologia do trabalho, na área de recursos humanos, em consultorias de planejamento de carreira, reorientação profissional ou mesmo em serviços especializados de suporte a preparação psico-pedagógica para aposentadoria.
É interessante citar as áreas emergentes para os futuros profissionais de psicologia, como a psicologia do esporte, e a psicologia jurídica. São essenciais também nas áreas de suporte a saúde, dando apoio no processo de desintoxicação de usuário de drogas, afim de minimizar danos, alem de assistência a vitimas de violência de todas os tipos.
Entrevista com Aluno cursando Psicologia
• Os alunos sempre possuem certa dúvida na hora da escolha do curso, e permanecem um pouco inseguros mesmo no começo da graduação. No caso do seu curso de psicologia, como foi sua experiência ?Quando decidi fazer faculdade, já tinha feito minha escolha – Psicologia. Mesmo durante o cursinho, onde procurei me informar sobre diversos cursos, nada me interessava mais do que Psicologia. Estou cursando o 6º período do curso e em momento algum pensei em desistir ou optar por outra carreira. Penso que na escolha de uma profissão, a maturidade e experiência de vida influenciam muito. No sistema brasileiro, esta decisão é cobrada muito cedo na vida dos jovens, o que contribui para indecisões e angústias.
• Qual foi o fator determinante na escolha do seu curso ? Foi baseado fortemente nos resultados de testes vocacionais, ou teve contato com psicólogos formados ou outros alunos que já estavam cursando ?
Minha escolha foi baseada em meu desejo de contribuir para um mundo melhor, principalmente no âmbito familiar e infantil. Antes de ingressar na faculdade de psicologia, não tinha contatos com profissionais da área ou acadêmicos do curso, mas busquei muitas informações em cadernos universitários, guias de estudantes e artigos científicos, enfim, tudo o que pudesse me informar sobre a realidade do psicólogo no Brasil e suas atuações. Buscava também me identificar com os requisitos de cada profissão ou curso pesquisado. Por exemplo, o curso de Psicologia requer muita leitura, dedicação, disponibilidade para estudar em tempo integral, fazer pesquisas, manter contatos e sair em campo.
• Os primeiros anos do curso de psicologia são determinantes para o aluno decidir se é realmente o que deseja para a vida dele, ou se muda o foco para outra profissão. Em relação ao seu curso, quanto tempo levou para ter a certeza ou não de sua escolha ?
Nunca tive dúvidas da escolha que fiz. Nos primeiros semestres do curso de psicologia, onde aprendemos toda a filosofia e teoria da Psicologia, realmente ficamos frustrados, pois todo acadêmico inicia o curso com a impressão de que vai atuar e clinicar, fazer testes psicológicos desde o primeiro momento de sua vida acadêmica, o que é um erro. Só conseguimos praticar algo se estivermos em algum núcleo da universidade ou se estiver estagiando, o que nos primeiros anos é muito difícil.
• Agora em relação ao curso de psicologia, fale um pouco da sua expectativa das matérias. Elas proporcionaram um aumento em sua expectativa como futuro profissional ?
Com certeza as disciplinas de psicologia, despertam em nós, acadêmicos, uma vontade imensurável de aplicar as técnicas, de fazermos intervenções e participarmos do mercado de forma ativa. Tudo o que aprendemos na sala e aula, em todas as disciplinas servem como vislumbre da maneira como cada profissional agirá depois de formado. Como dentro da Psicologia existem várias abordagens, como Psicanálise, Análise do Comportamento, Fenomenologia, Avaliação Psicológica entre outras, nem sempre gostamos ou nos interessamos por todas as matérias, aliás, se faz necessário ao longo do curso, que o aluno opte por uma ou outra abordagem. Costumamos dizer, na verdade, que não somos nós quem escolhemos a abordagem, mas é ela quem nos escolhe. Quando já se tem uma idéia da abordagem que se vai seguir futuramente, as outras matérias acabam ficando desprazerosas, mas não menos importantes.
• Quais as matérias que mais gostou do curso de psicologia ? Fale sobre a que mais se identificou !
Gosto muito de Behaviorismo, matéria que se serve de base para a Análise do Comportamento. Nesta disciplina da graduação de psicologia aprendemos as bases para qualquer comportamento, como mantê-lo, extinguí-lo ou aprender um novo tipo de comportamento. Aprendemos porquê nos comportamos de determinada forma e não de outra, bem como algumas técnicas para avaliar e intervir em casos de problemas comportamentais. Outra disciplina muito interessante que temos logo no primeiro semestre de psicologia é Neuroanatomia, aprendemos na prática, literalmente, as áreas cerebrais e suas funções. Já no segundo semestre iniciamos com a matéria de Avaliação Psicológica, onde aprendemos como aplicar e interpretar testes psicológicos, esta disciplina também é prática.
• Após o fim da graduação em psicologia, qual foco deseja dar para sua carreira ? Tem aspiração de entrar no mercado de trabalho diretamente, ou pretende ainda efetuar cursos de aprimoramento, como pós-graduação, mestrado, etc ?
Pretendo continuar estudando, fazer mestrado e doutorado em psicologia, conciliando com a prática profissional. Tenho intenções de clinicar e desenvolver trabalhos em escolas e ambulatórios. No decorrer do curso entendemos que nesta profissão, se não em todas, especializações, participações em congressos, seminários, pesquisas etc., são imprescindíveis para um profissional de psicologia atualizado e bem colocado no mercado de trabalho.
• Sobre o curso de psicologia em geral, teria alguma sugestão de melhoria, ou alguma forma de apoio extra, para aumentar a experiência dos alunos com a futura profissão, ou mesmo apoio pedagógico, para auxiliar no desenvolvimento como futuro profissional ?
Na universidade que estou graduando em psicologia, temos vários métodos de apoio extra ou métodos de ensino paralelo, que nos preparam para o mercado de trabalho e nos ajudam até mesmo a ter um melhor desempenho acadêmico. Existem disciplinas optativas, que são mais direcionadas a uma abordagem ou tema específico, que visa aprofundar um tema ou técnica. Existem também núcleos de Psicologia onde desenvolvemos pesquisas, projetos, trabalhos direto com a comunidade e esta é a parte onde, estudantes ainda não formados têm a oportunidade de atuar com e como profissionais, sempre com supervisões. Na minha universidade existem projetos que nos colocam em contato direto com a população, podemos trabalhar como voluntários ou até mesmo bolsistas desde o primeiro ano da faculdade, fazendo triagens de pacientes, dando palestras em escolas e lugares afins, dirigindo grupos de pais, de jovens, idosos etc., com temas terapêuticos ou preventivos. Sendo assim, não indicaria melhorias, mas indicaria uma alta dose de interesse aos calouros, para que busquem desde o início, participar de núcleos e atividades da universidade.
• Sobre a universidade que cursou ou cursa, gostaria de fazer alguma comparação com as oportunidades apresentadas que são interessantes ao entrar no mercado de trabalho ?
Não tenho pontos negativos a ressaltar pelo presente período de minha graduação, mas após me inteirar de forma mais profunda em minha futura profissão, percebo grandes vantagens em cursos de outras instituições, cada qual com um diferencial.
O Profissional em Psicologia
As especializações em Psicologia
Após o fim do processo de graduação em psicologia, que leva em média 5 anos, variando de acordo com cada instituição, há diversas áreas disponíveis para o jovem profissional. Podemos destacar as seguintes áreas, como possibilidades de especialização em psicologia:- Psicologia Comparada
- Psicologia Corporal
- Psicologia Forense
- Psicopatologia
- Psicologia Clínica
- Psicologia do Trabalho
- Psicologia Social
- Psicologia Esportiva
A entrada no Mercado de Trabalho em Psicologia
Há grandes possibilidades de entrada no Mercado de trabalho, principalmente no ramo público, com o reconhecimento da profissão nas etapas de auxílio a indivíduos devido a certos traumas. Há também a possibilidade diante o serviço privado, em clubes esportivos, hospitais, consultórios, escolas particulares e clínicas de psicologia.É interessante ressaltar, que empresas multinacionais visam bastante estes profissionais para trabalho em setores de Recursos Humanos, e de apoio a saúde.
Entrevista com Profissional de Psicologia
• Os aspirantes em Psicologia sempre ficam na dúvida em qual ramo da profissão seguir após formado. Em seu caso, como foi definido esta escolha?Sempre tive afinidade por diversas áreas no ramo da psicologia, deve-se também ao fato de ter escolhido a profissão visando auto-conhecimento. Assim, cada nova materia era uma nova descoberta e tentava ver os efeitos do aprendizado no meu ambiente, analisando até mesmo meu próprio comportamento. Com o andamento do curso, tive contato com pacientes, afim de auxiliá-los em seus problemas e aflições, que também foi uma experiência fantástica, pois ajudar o próximo e relatar o bem é algo muito prazeroso. Tive oportunidade de participar de projetos de pesquisa em psicopatologia, e estagiar em psicologia clínica. Ambas foram experiências muito relevantes para minha formação. Ao fim do curso, efetuei vários processos de trainee em multinacionais, porém, não obtive sucesso. Separei o primeiro ano de formada para mim, fiz intercâmbio visando dominar o inglês, e aumentar minha experiência sobre o mundo. Mas na verdade, fiquei um pouco chateada, por não obter sucesso na etapa de conversa por telefone em inglês, que era eliminatória no processo de trainee, então era realmente uma realização pessoal, efetuar mais uma vez os processos. Na volta ao Brasil, estou trabalhando em clínica especializada em psicologia e pretendo prestar novamente os processos de trainee, pela possibilidade de plano de carreira diferenciado e estabilidade.
• Quais as características foram determinantes na entrada no mercado de trabalho em Psicologia?
Sempre fui boa aluna, com ótimas notas e interessada por todos os projetos disponíveis. Meu conhecimento e dedicação foram determinantes, levando em conta o número de projetos e estágios que participei. Porém, a entrada no mercado de trabalho foi por indicação de conhecidos, obviamente que estava apta a trabalhar, mas o ano extra que fiquei fora do Brasil diminuiu muito as minhas chances de entrada no mercado, principalmente pela perda de contato e atualização profissional.
• Sobre a carreira em Psicologia, quais são suas metas?
Ainda vislumbro ser aceita em processo de trainee, ou mesmo uma entrada direta em multinacional. Tenho esta meta pela experiência de familiares que traçaram um excelente trajeto profissional na empresa e aposentaram de forma tranquila. Esta tranquilidade pós aposentadoria é algo que me fascina também, quero aproveitar a vida em todas as etapas. Como plano B, tenho pretensão em aumentar minha experiência fazendo cursos de mestrado e doutorado, pois existem várias oportunidades no mercado, mas é necessário especialização e competência.
• Recomenda alguma instituição em particular para a realização do curso de Psicologia?
Possuo um perfil voltado a grandes empresas, desta forma, recomendo instituições que dêem suporte ao alunos a entrada segura e preparada no mercado. Recomendo a Anhembi Morumbi principalmente pela possibilidades de intercâmbio durante o período da graduação, que teria sido o critério necessário para o sucesso no processo seletivo de trainee. Possui também a internacionalização dos cursos pela Rede Laureate, além de excelentes laboratórios e estrutura. A Anhembi está com inscrições abertas para o tradicional vestibular de Agosto, sendo uma grande oportunidade para os interessandos no curso de psicologia!
Fonte: guiadacarreira.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário